Apoiar a função fundamental da Educação, levando os alunos a melhorarem e a potenciarem o seu conhecimento, as suas capacidades e as suas competências, seja na vertente cognitiva, seja nas vertentes pessoal – afetiva, moral – e social – relacional, ética, humanista.
A Escola possui um papel determinante no desenvolvimento das crianças e dos jovens, pois será o único lugar onde acedem a um discurso e a um diálogo diferente e enriquecedor;
A Escola é o único lugar onde se pode adquirir a aprendizagem no sentido do desenvolvimento integral e cultural do ser humano. Contudo, por vezes, por razões exógenas à instituição escolar, mas muitas vezes por razões endógenas à própria escola e às suas condições e limitações concretas, esta aprendizagem não se concretiza.
Por isso, apresentamo-nos como um apoio à Escola.
O desejo de aprender “habita”, por natureza, todas as crianças. A sua omissão, se existe, significa que este terá sido inibido em momentos do seu percurso de vida.
E isso pode acontecer por várias razões…
Dessas razões decorrem o desinteresse, a desmotivação e, por consequência, o insucesso escolar.
Se muitas crianças e jovens apresentam hoje elevados graus de ansiedade e stress, outras, por outro lado, manifestam inquietantes níveis de desinteresse e apatia, que preocupam pais e professores.
Por isso, O Estudante assume como seu objetivo contribuir para complementar a função fundamental da Educação e da aprendizagem na persecução do desenvolvimento do aluno.
Estamos especialmente vocacionados e habilitados, pelas técnicas psicossociais e psicopedagógicas que utilizamos, a desenvolver o percurso pessoal e académico de
jovens que manifestam desinteresse, desmotivação e apatia;
jovens com dificuldades de aprendizagem ou de integração, tímidas e reservadas;
ou
jovens com elevada ambição escolar e académica.
No Estudante, o número reduzido de alunos por sala e a pedagogia centralizada na criança ou jovem, favorecem uma abordagem didático-pedagógica personalizada, direcionada para os reais problemas e potencialidades de cada aluno, sensível às suas necessidades, diferentes motivações e anseios.
